sábado, 15 de maio de 2010

Sonhos ou Planos?

A filósofa Ada C. recentemente me disse: “Pior mesmo é se a gente troca os sonhos por planos... profissionais, pessoais etc.” Compreendo bem o que ela quer dizer, pois é o que tenho feito, impulsionado pela necessidade. Quase ao mesmo tempo a rainha Nefertiti twitava seu desejo em retomar o rumo de seus antigos sonhos.
A vida faz de nós o que quer, com algumas pitadas de ironia ou sadismo. No meu caso, deu-me coisas maravilhosas com as quais eu nunca sonhara (como ter filhos, por exemplo). Por outro lado, negou-me o sonho mais básico de qualquer ser humano (embora alguns não sejam capazes de defini-lo antes dos 30).
Não se pode ter tudo, me dirão. É verdade. E eu, especialmente eu, não tenho o direito de reclamar da sorte pois, mesmo quando esta me derrubou, foi para me colocar num plano mais seguro. Embora levado pelo destino em alguns momentos, sou o único responsável pelos meus fracassos. Mas o sonho que não realizarei... Ah! Como me pesa o vazio deste sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário