quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Nome da Coisa



Se quiserem, busquem na internet um nome mais científico. Podem também tentar destruir toda a beleza, atribuindo a uma substância química do cérebro o maravilhoso efeito deste processo. Eu, que o vivi algumas vezes, chamo-o de Euforia.
Em alguns apenas ocorre no amor novo, recém conquistado, quando tudo é novidade. Raros são os casais que a mantém por longos anos. Muito infelizes se tornam aqueles, que, tendo se acostumado com a sensação de Euforia, perdem repentinamente aquela pessoa capaz de produzir o efeito.
Não! Euforia em nada se assemelha ao orgasmo! Orgasmo é coisa banal, tanto que pode ser obtido sozinho. A Euforia pode ser alcançada com um olhar, uma mão na cintura, um toque na nuca. É quando o mundo se apaga, os sons se calam e a alma flutua. Nela se desconhece o perigo e a única urgência está diante de ti, em forma de lábios.
Tive-a, pela primeira vez, muito jovem. Eu ainda um adolescente, ela já uma mulher. Tê-la era algo inimaginável. “Muita areia para o meu caminhão” - eu dizia e, por isto, nem tentava. Foi a iniciativa de uma amiga que me abriu os olhos para o fato de que o desafio não era impossível. Convidei-a para me acompanhar em um baile de formatura...
A grande Euforia que eu guardo daquela noite não foi o primeiro beijo. Foi, sim, quando ainda estávamos no banco de trás do carro e eu (muito timidamente) segurei sua mão. Ela nada disse. Apenas entrelaçou seus dedos aos meus e, ali, tive a certeza de que ela era minha.
O casamento tem coisas maravilhosas. Recomendo aos homens, depois dos trinta. Companheirismo, cumplicidade, transmissão de pensamento, amor. Mas, certamente, não é o terreno fértil para a Euforia. Aliás, acho que não há terreno que baste para ela. A Euforia é uma planta nômade.

[O quadro é de Gustav Klimt - "O Beijo" - um dos meus pintores preferidos]



Um comentário:

  1. Oi,Marcos, tudo bom? Vi sua visita lá no meu blog e fiquei curiosa. Então vim aqui e a-m-e-i o texto! :) Primeiro porque sou uma eufórica de plantão, segundo porque o que você disse sobre não existir terreno suficiente para a euforia é uma grande verdade - e isso me preocupa. E então? como está sendo a experiência de escrever no blog? tá gostando?

    E sim, eu gosto muito de ler! :) É uma de mihas maiores alegrias. Principalmente quando o livro tem aquela capa grossa, com folhas meio amareladas. (esquisito,né?) :)
    :*** bj!

    ResponderExcluir